Wilson Montevechi Psicólogo em Campinas-SP

Psicólogo Wilson Montevechi em Campinas SP - Logo

Como funciona a terapia online? Tire suas dúvidas!

A era digital abriu portas para uma nova modalidade de cuidado com a saúde mental através da terapia online.

Com a promessa de flexibilidade de horários e a possibilidade de conectar-se de qualquer lugar, é natural que muitas pessoas acabem ficando na dúvida de como essa inovação funciona e quais benefícios ela pode trazer.

Algumas dúvidas comuns envolvem:

  • Será que é eficaz como a terapia presencial?
  • Como posso encontrar o psicólogo ideal para mim?
  • E, a privacidade, como fica?

Neste artigo, vou esclarecer algumas das principais dúvidas que as pessoas costumam ter sobre a terapia online e mostrar como ela pode ser uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento e a melhora da qualidade de vida.

Acompanhe esse conteúdo comigo, até o final, pois ele pode ser um grande divisor de águas na sua jornada. Boa leitura!

Como funciona a terapia online?

Imagine ter acesso ao seu terapeuta favorito com apenas alguns cliques, sem precisar sair de casa.

Isso é possível graças à psicoterapia online, uma modalidade de atendimento psicológico que ocorre por meio de uma comunicação síncrona, ou seja, em tempo real entre o psicólogo e o paciente.

Este método foi regulamentado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e tem tido um crescimento expressivo na preferência dos brasileiros.

Na prática, a terapia online se desenrola de maneira muito semelhante à tradicional terapia presencial, com a diferença de que o encontro entre profissional e paciente ocorre em um ambiente digital.

As técnicas e ferramentas empregadas pelo psicólogo são plenamente adaptáveis ao meio online, permitindo que uma vasta gama de atendimentos e casos possam ser atendidos com eficácia.

Quais são os benefícios?

Os benefícios de se fazer terapia online são inúmeros, entre eles:

  • Flexibilidade de horário, possibilitando encaixar as sessões em intervalos de almoço ou em horários menos convencionais;
  • Acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção ou que residem em locais distantes;
  • Continuidade do tratamento para aqueles que viajam frequentemente;
  • Eficiência em diversos tratamentos, como a abordagem fenomenológica existencial, que mostra resultados similares ou até superiores ao atendimento presencial, em alguns casos.

É seguro?

Uma outra preocupação bastante comum é em relação à segurança e privacidade do atendimento online.

A regulamentação do CFP assegura que os profissionais utilizem plataformas que garantem a confidencialidade e segurança das informações trocadas durante a terapia.

O Conselho Federal de Psicologia oferece diretrizes para a prática online, garantindo que os psicólogos estejam devidamente cadastrados e aptos a conduzir as sessões.

Inclusive, nenhuma das sessões é gravada.

Assim, pode-se afirmar que a terapia online é, sim, um ambiente seguro.

Mas, é sempre válido ressaltar a importância de você saber escolher um profissional que seja devidamente capacitado e que te passe segurança.

O que é preciso para fazer terapia online?

Hoje em dia, os requisitos para se conseguir ter acesso a um atendimento psicológico online são bem simples:

  • Um dispositivo com acesso à internet (computador, tablet ou smartphone);
  • Uma conexão estável de internet para evitar interrupções;
  • Um ambiente privado e silencioso para a realização das sessões;
  • E, disposição para dar o primeiro passo, ou seja, iniciar o processo terapêutico.

E, quanto custa?

O custo da terapia online pode variar de acordo com o profissional escolhido, a plataforma utilizada e a frequência das sessões.

Contudo, muitas vezes, acaba sendo uma opção mais acessível financeiramente em relação à terapia presencial, pois elimina gastos com deslocamento e permite que o psicólogo atenda de seu próprio espaço, reduzindo custos operacionais.

Por orientação do código de ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP), os profissionais da área acabam tendo algumas restrições em relação à divulgação dos seus valores.

Por esse motivo, o ideal é que você busque sempre consultar os valores diretamente com o profissional de sua preferência.

A psicoterapia online se estabelece, portanto, como um farol de esperança para aqueles que buscam cuidados com a saúde mental, mas são impedidos por barreiras geográficas ou físicas.

A terapia online funciona?

A eficácia da terapia online tem sido alvo de estudos que buscam validar sua equivalência com as sessões presenciais.

Um estudo publicado no Journal of Anxiety Disorders em 2018 trouxe luz a essa questão, demonstrando que a Terapia realizada virtualmente pode ser tão eficiente quanto à tradicional.

A pesquisa apontou resultados positivos no tratamento de condições como depressão, síndrome do pânico, ansiedade e fobia social.

A interação entre paciente e terapeuta é facilitada pela tecnologia, mas o sucesso do tratamento ainda depende da relação empática e do engajamento mútuo nessa jornada de autoconhecimento.

Por que fazer terapia online? 5 motivos!

Em um mundo cada vez mais conectado, a terapia online emerge como um ponto de esperança e conveniência para aqueles que buscam bem-estar mental.

Com a promessa de flexibilidade e acessibilidade, a psicoterapia virtual transforma a maneira como lidamos com nossas emoções e comportamentos, oferecendo um caminho alternativo para a saúde emocional.

Vamos explorar, abaixo, os 5 motivos pelos quais a terapia online pode ser a chave para desbloquear uma vida mais plena e saudável. São eles:

1. Estimula o autoconhecimento

A jornada em direção ao autoconhecimento é uma aventura épica que se desenrola nas profundezas de nossa psique.

A terapia online facilita essa exploração ao proporcionar um espaço seguro e privado onde os indivíduos podem mergulhar em si mesmos.

Sem as restrições de tempo e espaço, a terapia virtual convida você a uma reflexão mais profunda, permitindo que descubra padrões, crenças e aspectos de sua personalidade que talvez estivessem escondidos nas sombras da agitação do dia a dia.

2. Melhora os relacionamentos

Como um maestro que harmoniza uma orquestra, a terapia online ajuda a afinar as relações interpessoais.

O conforto do ambiente virtual pode incentivar uma comunicação mais aberta e honesta, permitindo que as pessoas expressem sentimentos e pensamentos que, de outra forma, poderiam ficar retidos.

Ao desenvolver uma maior compreensão de si mesmo, a pessoa está mais apta a criar laços mais fortes e significativos com os outros.

3. Ajuda a superar traumas

Não é segredo que os fantasmas do passado podem assombrar o presente.

No entanto, a terapia online oferece um santuário digital onde esses fantasmas podem ser confrontados com a ajuda de um terapeuta qualificado.

Esse processo pode ajudar a cicatrizar feridas emocionais e promover a cura, permitindo que o indivíduo avance com menos bagagem emocional e mais liberdade para viver o momento presente.

4. Ajuda a encontrar sentido na vida

Na busca pelo propósito de vida, a terapia online pode ser o mapa que ajuda a revelar o caminho.

Ao dialogar com um psicólogo, o paciente pode desvendar os mistérios de sua própria existência, encontrando direção e significado em seu caminho.

Essa bússola interna recalibrada pode guiar o paciente através de mares turbulentos e levá-lo a um destino de satisfação e realização pessoal.

5. Melhora a saúde mental

Por fim, mas certamente não menos importante, a terapia online é uma poderosa ferramenta para fortalecer a saúde mental.

Como o Hospital Santa Mônica destaca, a campanha “Sem saúde mental não tem saúde!” sublinha a importância do equilíbrio emocional como um pilar fundamental para a saúde geral.

Ao oferecer a primeira consulta gratuita, a instituição reforça seu compromisso com o bem-estar da comunidade, permitindo que a terapia online seja um recurso acessível para todos aqueles que desejam cultivar uma mente mais saudável e resiliente.

Seja para aumentar o autoconhecimento, melhorar relacionamentos, superar traumas, encontrar sentido na vida ou simplesmente para cuidar da saúde mental, a terapia online está ao alcance de um clique, pronta para ajudá-lo a navegar pelas complexidades da existência humana.

É melhor a terapia online ou presencial?

Ao ponderar entre terapia online e presencial, é importante considerar que ambas possuem suas vantagens e desvantagens.

A terapia online oferece conveniência e acessibilidade, permitindo que pessoas com dificuldades de deslocamento ou agendas apertadas recebam suporte terapêutico.

Além disso, a modalidade online pode reduzir o estigma associado à busca por ajuda psicológica, pois mantém a anonimidade e a privacidade do paciente.

Por outro lado, a terapia presencial pode ser mais indicada para condições de saúde mental mais graves que demandam um atendimento mais próximo e direto.

Além disso, a comunicação face a face permite que nuances não verbais sejam captadas, enriquecendo o processo terapêutico.

É essencial desmistificar a visão de que a terapia online é inferior, pois foi mostrado aqui, já existem pesquisas comprovando que não há diferença significativa na eficácia entre as modalidades para a maioria dos casos.

Finalmente, a escolha entre terapia online e presencial é uma decisão individual, que deve levar em conta as necessidades pessoais, preferências e circunstâncias de vida de cada um.

Ambas as formas de terapia são válidas e podem proporcionar caminhos de cura e autoconhecimento.

Onde fazer terapia online?

Ao navegar pela internet, você irá se deparar com um mar de opções!

Saber filtrar é essencial para que você possa garantir segurança e tranquilidade na sua escolha e no seu tratamento.

Sendo assim, é fundamental avaliar itens, como:

  • Formação acadêmica;
  • Experiência;
  • Permissão para o exercício da profissão;
  • Entre outros.

Aqui, no site, eu já publiquei outro artigo onde mostro todos os itens importantes que você precisa levar em consideração na hora de buscar por um psicólogo.

Lá, você também encontrará algumas dicas de como fazer essa busca.

Resumindo, ao escolher o profissional para sua jornada de autoconhecimento, considere todas as informações disponíveis e selecione aquele com quem você tiver maior empatia.

Caso você tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho, te convido a navegar um pouco mais aqui pelo meu site.

E, caso tenha interesse em fazer uma consulta de avaliação, fique a vontade para entrar em contato comigo.

Obrigado por chegar até aqui!

Compartilhe com um clique!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Picture of Wilson Montevechi

Wilson Montevechi

Sou Psicólogo, Professor de Filosofia e Mestre em Educação! Utilizo a abordagem Fenomenológica –Existencial afim de oferece um diálogo profundo entre a Psicologia e a Filosofia, proporcionando uma maior conhecimento do Ser Humano em seus aspectos racionais e emocionais.

Picture of Wilson Montevechi

Wilson Montevechi

Sou Psicólogo, Professor de Filosofia e Mestre em Educação! Utilizo a abordagem Fenomenológica –Existencial afim de oferece um diálogo profundo entre a Psicologia e a Filosofia, proporcionando um maior conhecimento do Ser Humano em seus aspectos racionais e emocionais.

Aproveite e leia também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se precisar, estou aqui!